segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem " Meu Primeiro Beijo"






Análise do Texto:  “Meu Primeiro Beijo”
Autor: Antônio Barreto

É dificil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim... Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos: " Você é a glicose do meu metabolismo. Te amo muito! Paracelso" E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar. No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo: - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida. Mas ele continuou: - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos: - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias... Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos. E de reperente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo. Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível! 

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo.Balada do primeiro amor.
São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

Situação de aprendizagem:

1ºpasso:
Conteúdo:
Diagnosticar o conhecimento prévio do aluno referente ao conto;
Aula dialogada referente ao gênero conto, seus autores, publicações;
Pesquisa na sala de informática para ampliar seu conhecimento do gênero e autores.

2ºpasso:
Conteúdo:
Apresentar o tema para discussão coletiva – “Meu Primeiro Beijo”
Socialização por meio da argumentação oral dos discentes e professor.

3º passo:
Conteúdo:
Levantamento de como os alunos expressam a afetividade em relação ao outro (entre eles), família, gestores educacionais e professores.

4º passo:
Conteúdo:
Proporcionar uma pesquisa na sala de informática com o enfoque de quantos músculos são contraídos quando sorrimos ou choramos.
( Podendo haver uma interdisciplinaridade com Ciências a respeito dos músculos)
Em sala de aula proporcionar o debate acerca da pesquisa e também relacionar a autoestima do sorrir.

5º passo:
Conteúdo:
Leitura colaborativa do texto onde todos inferem sua fala e entendimento da leitura.
Será retirada do texto um fragmento“ Mandou milhares de bilhetinhos”....
O que essa frase significa? Você já fez algum bilhete? Deu resultado?  Assim o docente irá argumentar e dialogar com os alunos referentes a essa ação dos bilhetes, além de contextualizar com a realidade histórica de vida.

6º passo:
Conteúdo:
Direcionar uma leitura coletiva, proporcionando oportunidades a todos os alunos de lerem um parágrafo, sem ditar a frase é a Sua vez de ler. Vamos!!!


7º passo:
Conteúdo:
Questionamentos com os alunos acerca do significado da palavra “Beijo” e a importância e as responsabilidades deste vocábulo possa significar em sua vida pessoal.

8º passo:
Conteúdo:
Por meio de cartazes, os alunos poderão apresentar o tema “Meu Primeiro Beijo” usando a estratégia das colagens:  de imagens, notícias, gráficos, índices, vídeos e outros.

9º passo:
Conteúdo:
Finalizando esta proposta de estudo com uma produção de texto, reescrevendo o conto na lousa com a participação oral dos alunos, ou seja, instigando-os a irem recontando o conto e registrando na lousa.
Produzindo assim um texto em conjunto em que professor e aluno interagem para produzirem  um texto coerente e composto das regras gramaticais e norma-padrão. Primordialmente respeitando e adaptando a linguagem internalizada dos discentes em seus contextos de exposição oral , transpondo-os de maneira adequada na construção de outros gêneros textuais.
Por fim os alunos copiam o texto e analisam as adaptações ortográficas, sintáticas e lingüísticas de maneira geral, das quais participaram.

Dessa forma, encerramos essa atividade com os comentários de Rojo (2002, p.31), “ler é discutir com os textos, replicando e avaliando posições ideológicas que constituem seus sentidos; é, enfim, trazer o texto para a vida e colocá-lo em relação com ela”. Assim,acredita-se que veremos no banco da escola, a formação de um aluno leitor e escritor, pois a leitura fará parte do seu mundo.

Referências
DOLZ, J., NOVERRAZ.M.,  SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. . In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
ROJO, R.H.R.Letramento e capacidades de leitura para a cidadania: Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever – Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004.